Um sistema Juiz Online para Cursos de Computação

O CodeBench é um sistema juiz online, desenvolvido pelo Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, que tem por objetivos: i) prover ao discente de disciplinas de programação um conjunto de ferramentas pedagógicas capazes de estimular e facilitar seu aprendizado; ii) prover o docente com informações úteis sobre a caminhada do aluno nas disciplinas de programação; iii) dispor um conjunto de ferramentas capazes de simplificar o trabalho docente; e iv) fomentar e apoiar professores no desenvolvimento e/ou implementação de práticas de ensino mais modernas e criativas.

Através do Codebench, os professores podem disponibilizar exercícios de programação para seus alunos, que por sua vez devem desenvolver soluções para tais exercícios e submetê-las através da interface do sistema. Uma vez que um aluno submete uma solução para um dado exercício, o sistema informa instantaneamente ao aluno se sua solução está correta ou errada. Além disso, o CodeBench permite a troca de mensagens entre alunos e professores de uma dada turma, bem como o compartilhamento de recursos didáticos por parte dos professores.


Lista de Artigos, Prêmios, Teses, Dissertações e PIBICs

Artigos publicados em conferências

FERNANDES, Jackson; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, David B. F.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; PEREIRA, Filipe Dwan; LAUSCHNER, Tanara . Correlação Entre Complexidade e Dificuldade de Questões de Programação em Juízes Online. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2023, Brasil. Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP 2023). p. 97-107.

BIÉ, Erlon P.; SOUTO, Eduardo; Braga, David; OLIVEIRA, Elaine; CARVALHO, Leandro. Ensino de programação para alunos nos anos escolares entre Ensino Fundamental II e Ensino médio: Um Mapeamento Sistemático. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023, Brasil. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023). p. 414.

RAMOS, Ilmara MONTEVERDE MARTINS; GADELHA, Bruno FREITAS; RAMOS, David BRITO; OLIVEIRA, David Braga Fernandes de; MELLO, Rafael Ferreira; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de. CodeGraph: Uma Ferramenta de Identificação e Visualização de Trilhas de Aprendizagem no Ensino de Programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023, Brasil. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023). p. 451.

MELO, Rafaela; HAYDAR, Gabriel; PIRES, Fernanda; OLIVEIRA, Elaine; GALVÃO, Leandro; PESSOA, Marcela; FERNANDES, David. Classificação de tipos de jogador com base na utilização de elementos de uma gamificação baseada em jogos de RPG. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023, Brasil. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023). p. 912.

SANTOS, Nathália R. M. Dos; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David B. F. de; CARVALHO, Leandro S. G.; LAUSCHNER, Tanara; LIMA, Marcos A. P. De; KAUTZMANN, Tiago R.; JAQUES, Patrícia A. Análise do nível de confusão de estudantes com base no grau de dificuldade de questões de programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022), 2022. p. 1016.

SILVA, Élrik Souza; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, David B. F. de; OLIVEIRA, Elaine H. T.; LAUSCHNER, Tanara; LIMA, Marcos A. P. De; PEREIRA, Filipe Dwan. Previsão de indicadores de dificuldade de questões de programação a partir de métricas do código de solução. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022), 2022. p. 859.

LAVAREDA FILHO, Ronem Matos; COLONNA, Juan Gabriel; OLIVEIRA, David B. F. de; MONTEIRO, Edwin Juan L. B.; GONÇALVES, Paulo Henrique Nellessen. Autenticação de alunos utilizando Dinâmica de Digitação e Redes Neurais Profundas em sistemas Juiz On-line. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2022, Brasil. Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2022), 2022. p. 1222.

LIMA, Marcos; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; PEREIRA, Filipe D. Uso de atributos de código para classificação da facilidade de questões de codificação. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021, Brasil. Anais do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2021). p. 123.

ARAÚDO, Ada; FILHO, Daniel L. Z.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; CARVALHO, Leandro S. G.; PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, David. B. F. Mapeamento e análise empírica de misconceptions comuns em avaliações de introdução à programação. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021, Brasil. Anais do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2021). p. 123.

PEREIRA, Filipe D.; PIRES, Francisco; FONSECA, Samuel; OLIVEIRA, Elaine H. T.; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, David. B. F.; CRISTEA, Alexandra I. Towards a Human-AI Hybrid System for Categorising Programming Problems. In: SIGCSE '21: The 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 2021, Virtual Event USA. Proceedings of the 52nd ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 2021. p. 94.

PESSOA, Marcela; MELO, Rafaela; HAYDAR, Gabriel; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; CONTE, Tayana; PEREIRA, Filipe D; RODRIGUES, Luiz; ISOTANI, Seiji. Uma análise dos tipos de jogadores em uma plataforma de gamificação incorporada a um sistema juiz on-line . In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021, Brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021). p. 474.

OLIVEIRA, David. B. F.; LAVAREDA FILHO, Ronem M.; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; COLONNA, Juan G.; MENEZES, Adria. Um Método de Detecção de Plágio para Sistemas Juiz On-line baseado no Comportamento dos Alunos. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021, Brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021). p. 836.

BRAZ, Ana Caroline R. ; CARVALHO, Leandro S. G. ; OLIVEIRA, Elaine H. T. ; OLIVEIRA, David B. F. ; BITTENCOURT, Roberto A. ; SANTANA, Bianca L. ; PEREIRA, Filipe D. Tradução e validação de um inventário de conceitos sobre programação introdutóriaIn: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2021, Brasil. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021). p. 1253.

FONSECA, Samuel; PEREIRA, FILIPE ; OLIVEIRA, E. H.; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; CRISTEA, Alexandra I. Automatic Subject-based Contextualisation of Programming Assignment Lists. In: International Conference on Educational Data Mining, 2020, Morocco. EDM 2020), 2020.

FILHO, Daniel L. Zordan; OLIVEIRA, Elaine H. T.; CARVALHO, Leandro S. G.; PESSOA, Marcela ; PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, David. B. F. Uma análise orientada a dados para avaliar o impacto da gamificação de um juiz on-line no desempenho de estudantes. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). p. 491.

JÚNIOR, HERMINO BARBOSA DE FREITAS ; PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G. Recomendação Automática de Problemas em Juízes Online Usando Processamento de Linguagem Natural e Análise Dirigida aos Dados. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). p. 1152.

SANTOS, INGRID LIMA DOS ; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, Elaine H. T. Tempos de Transição em Estados de Corretude e Erro como Indicadores de Desempenho em Juízes Online. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). p. 1283.

LIMA, MARCOS ; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; PEREIRA, Filipe D.. Classificação de dificuldade de questões de programação com base em métricas de código. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). p. 1323.

SILVA, Dayvson dos Santos; TAMAYO, Sergio Cleger; PESSOA, Marcela ; PIRES, Fernanda; OLIVEIRA, David. B. F.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; CARVALHO, Leandro S. G. Minerando dados de um juiz on-line para prever a evasão de estudantes em disciplinas introdutórias de programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). p. 1343.

PEREIRA, Filipe D.; SOUZA, LINNIK MACIEL DE ; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G. Predição de desempenho em ambientes computacionais para turmas de programação: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). p. 1673.

OLIVEIRA, Joseph; SALEM, Felipe; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; PEREIRA, Filipe D.. Os estudantes leem as mensagens de feedback estendido exibidas em juízes online?. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2020, Brasil. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). p. 1723.

FILHO, Ronem Matos Almeida; COLONNA, Juan Gabriel; OLIVEIRA, OLIVEIRA, David. B. F. Autenticação contínua de alunos utilizando biometria comportamental em ambiente Juiz On-line. In: XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2020, edição online, p. 1193.

OLIVEIRA, Joseph; OLIVEIRA, Elaine H. T.; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, David. B. F. Mensagens estendidas de feedback em um juiz online para alunos de introdução à computação: resultados preliminares. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. p. 329-338.

PESSOA, Marcela; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; NAKAMURA, Walter; CONTE, Tayana. CodePlay: Uma Plataforma de Gamificação baseada em Jogos de RPG Multiplayer. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. p. 843-852.

PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; JUNIOR, Hermínio. Otimização e automação da predição precoce do desempenho de alunos que utilizam juízes online: uma abordagem com algoritmo genético. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. p. 1451-1460.

FONSECA, Samuel; OLIVEIRA, Elaine H. T.; PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G. Adaptação de um método preditivo para inferir o desempenho de alunos de programação. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. p. 1451-1460.

SANTOS, Pedro; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F. Classificação de dificuldade de questões de programação com base na inteligibilidade do enunciado. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. p. 1886-1895.

ALVES, Arthur; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F. Análise comportamental em juízes online para predição do desempenho final de alunos em disciplinas de computação . In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. p. 1906-1915.

RIBEIRO; Ralph B; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T. Gamificação de um Sistema de Juiz Online para Motivar Alunos em Disciplina de Programação Introdutória. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. p. 805-814.

PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F. Predição de Zona de Aprendizagem de Alunos de Introdução à Programação em Ambientes de Correção Automática de Código. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação SBIE (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2017, Recife, 2017. p. 1507-1516.

CARVALHO, Leandro S. G.; GADELHA, Bruno F.; NAKAMURA, Fabíola. G. ; OLIVEIRA, David. B. F.; OLIVEIRA, Elaine. Ensino de programação para futuros não-programadores: contextualizando os exercícios com as demais disciplinas de mesmo período letivo. In: 24º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2016, Porto Alegre. Anais do XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2016. v. 1. p. 2116-2125.

CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, David. B. F.; GADELHA, Bruno. Juiz online como ferramenta de apoio a uma metodologia de ensino híbrido em programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2016, Uberlândia. Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), 2016.

Artigos publicados em periódicos

FERNANDES, J. C.; CARVALHO, L. S. G.; OLIVEIRA, David B. F.; OLIVEIRA, E. H. T.; PEREIRA, F. D.; LAUSCHNER, T. Complexidade versus dificuldade: Uma análise da sua correlação em questões de programação em juízes on-line. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 32, p. 22-49, 2024.

PESSOA, Marcela; LIMA, Márcia; PIRES, Fernanda; HAYDAR, Gabriel; MELO, Rafaela; RODRIGUES, Luiz; OLIVEIRA, David; OLIVEIRA, Elaine; GALVÃO, Leandro; GADELHA, Bruno; ISOTANI, Seiji; GASPARINI, Isabela; CONTE, Tayana. A Journey to Identify Users' Classification Strategies to Customize Game-Based and Gamified Learning Environments. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 17, p. 527-541, 2024.

RODRIGUES, Luiz; PALOMINO, Paula T.; TODA, Armando M.; KLOCK, Ana C. T.; PESSOA, Marcela; PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; Oliveira, David F.; CRISTEA, Alexandra I.; GASPARINI, Isabela; ISOTANI, Seiji . How Personalization Affects Motivation in Gamified Review Assessments. INTERNATIONAL JOURNAL OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION (PRINT), v. 1, p. 1-38, 2023.

PEREIRA, Filipe Dwan; FONSECA, Samuel C.; WIKTOR, Sandra; OLIVEIRA, David B. F.; CRISTEA, Alexandra I.; BENEDICT, Aileen; FALLAHIAN, Mohammadali; DORODCHI, Mohsen; CARVALHO, Leandro S. G.; MELLO, Rafael Ferreira; OLIVEIRA, Elaine H. T. Toward Supporting CS1 Instructors and Learners With Fine-Grained Topic Detection in Online Judges. IEEE Access, v. 11, p. 22513-22525, 2023.

COELHO, F. J. M.; OLIVEIRA, E. H. T.; PEREIRA, F. D.; OLIVEIRA, David B. F.; CARVALHO, L. S. G.; SOUTO, E. J. P.; PESSOA, M. S. P.; MELO, R. F.; LIMA, Marcos A. P. DE; NAKAMURA, F. G. Learning Analytics em Cursos de Introdução à Programação: Uma Mostra da Universidade Federal do Amazonas. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 31, p. 1089-1127, 2023.

RODRIGUES, Luiz; PEREIRA, Filipe D.; TODA, Armando M.; PALOMINO, Paula T.; PESSOA, Marcela; CARVALHO, Leandro SILVA GALVÃO; FERNANDES, David; OLIVEIRA, Elaine H. T.; CRISTEA, Alexandra I.; ISOTANI, Seiji . Gamification suffers from the novelty effect but benefits from the familiarization effect: Findings from a longitudinal study. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 19, p. 13, 2022.

RODRIGUES, Luiz; PEREIRA, Filipe; TODA, Armando; PALOMINO, Paula; OLIVEIRA, WILK; PESSOA, Marcela; CARVALHO, Leandro; OLIVEIRA, David; OLIVEIRA, Elaine; Cristea, Alexandra; ISOTANI, Seiji. Are they learning or playing? Moderator conditions of gamification?s success in programming classrooms. ACM Transactions on Computing Education, v. 1, p. 1, 2022.

PEREIRA, Filipe D.; FONSECA, Samuel C.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; CRISTEA, Alexandra I.; BELLHAUSER, Henrik ; RODRIGUES, Luiz; OLIVEIRA, David B. F.; ISOTANI, Seiji ; CARVALHO, Leandro S. G. Explaining Individual and Collective Programming Students? Behavior by Interpreting a Black-Box Predictive Model. IEEE Access, v. 9, p. 117097-117119, 2021.

LIMA, Marcos A. P. ; CARVALHO, Leandro S. G. ; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David B. F.; PEREIRA, Filipe D. Uso de atributos de código para classificar a dificuldade de questões de programação em juízes online. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 29, p. 1137-1157, 2021.

RIBEIRO; Ralph B.; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; PESSOA, Marcela. Investigação Empírica sobre os Efeitos da Gamificação de um Juiz Online em uma Disciplina de Introdução à Programação. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 28, p. 461-490, 2020.

Pereira, Filipe D. ; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; CRISTEA, Alexandra I. ; CARVALHO, Leandro S. G.; FONSECA, Samuel C. ; TODA, Armando ; ISOTANI, Seiji . Using learning analytics in the Amazonas: understanding students? behaviour in introductory programming. British Journal of Educational Technology, v. 51, p. 955-972, 2020.

PEREIRA, Filipe D.; FONSECA, Samuel C. ; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; CRISTEA, Alexandra I. ; CARVALHO, Leandro S. G. Deep learning for early performance prediction of introductory programming students: a comparative and explanatory study. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 28, p. 723-748, 2020.

Prêmios

LIMA, Marcos; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; PEREIRA, Filipe D. Uso de atributos de código para classificação da facilidade de questões de codificação. Best Paper do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp)

SANTOS, Pedro H. C; CARVALHO, Leandro S. G. Predição automática de dificuldade de questões em ambientes de programação. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019. Premiado como melhor trabalho em Ciências exatas no XXVIII CONIC.

RIBEIRO; Ralph B; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, Elaine H. T. Gamificação de um Sistema de Juiz Online para Motivar Alunos em Disciplina de Programação Introdutória. Best Paper da trilha 2 do XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)

PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.; CARVALHO, Leandro S. G.; JUNIOR, Hermínio. Otimização e automação da predição precoce do desempenho de alunos que utilizam juízes online: uma abordagem com algoritmo genético. Best Paper da trilha 4 do XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)

Teses de Doutorado

COELHO, F. J. M.; OLIVEIRA, David. B. F.; PESSOA, MarcelaMétricas de avaliação discente em sistemas juízes online. Doutorado em Informática – PPGI/UFAM. Manaus/AM. Em andamento.

MELO, Rafaela; OLIVEIRA, David. B. F.; PESSOA, MarcelaIdentificando estratégias para solucionar exercícios de programação em juízes online. Doutorado em Informática – PPGI/UFAM. Manaus/AM. Em andamento.

PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; OLIVEIRA, David. B. F.Uso de um método preditivo para inferir a zona de aprendizagem de alunos de programação em um ambiente de correção automática de código. Doutorado em Informática – PPGI/UFAM. Manaus/AM. 2022.

PESSOA, Marcela; OLIVEIRA, David. B. F. CodePlay: Uma Plataforma de Gamificação baseada em Jogos de RPG Multiplayer. Doutorado em Informática – PPGI/UFAM. Manaus/AM. 2022.

Dissertações de Mestrado

USSOSSO, Francisco Maurício. Uso de códigos-solução para classificar a dificuldade de exercícios de programação em sistemas juízes online. Dissertação (Mestrado em Informática) – PPGI/UFAM. Manaus/AM. Em andamento.

MELO, Rafaela; OLIVEIRA, David. B. F. Personalização de elementos de jogos em plataformas de gamificação baseadas em RPG. Dissertação (Mestrado em Informática) – PPGI/UFAM. Manaus/AM. 2022.

MATOS, Ronem L. F.; OLIVEIRA, David. B. F. Autenticação contínua de alunos utilizando biometria comportamental em ambiente de Juiz On-line. Dissertação (Mestrado em Informática) – PPGI/UFAM. Manaus/AM. 2022.

DE OLIVEIRA, Adria M.; OLIVEIRA, David. B. F. Um Método de Detecção de Plágio em Códigos-Fonte para Disciplinas Iniciais de Programação. Dissertação (Mestrado em Informática) – PPGI/UFAM. Manaus/AM. 2016.

FEITOSA, Marília M. B. A. C; OLIVEIRA, David. B. F. Mineração de Dados Educacionais: Previsão de Notas Parciais Utilizando Classificação. Dissertação (Mestrado em Informática) – PPGI/UFAM. Manaus/AM. 2017.

PEREIRA, Filipe D.; OLIVEIRA, Elaine H. T. Uso de um método preditivo para inferir a zona de aprendizagem de alunos de programação em um ambiente de correção automática de código. Dissertação (Mestrado em Informática) – PPGI/UFAM. Manaus/AM. 2018.

LARANJEIRA, Dion R. OLIVEIRA, Elaine H. T. Recomendação de Exercícios em um Ambiente de Correção Automática de Códigos. Mestrado em Informática – PPGI/UFAM. Manaus/AM.

Projetos de Iniciação Científica — PIBICs

SILVA, Élrik S.; CARVALHO, Leandro S. G. Dificuldade em Programação: Predição Automática com Base em Métricas de Código. Projeto SUPER de Pesquisa e Educação. UFAM, Manaus/AM. 2022.

LIMA, Marcos A. P.; CARVALHO, Leandro S. G. Predição de dificuldade de questões em ambientes de correção automática por meio da análise conjugada do enunciado e do código de resposta. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2020.

LIMA, Marcos A. P. CARVALHO, Leandro S. G. Predição automática de dificuldade de questões em ambientes de correção automática de código Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

HAYDAR, Gabriel I. G.; OLIVEIRA, David. B. F. Uso de Enredos Altamente Imersivos em Sistemas Gamificados para Maximizar o Engajamento de Alunos de Introdução à Programação. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. Em Andamento. 2021.

LIMA, Oscar O. W. S.; OLIVEIRA, David. B. F. Uso de Elementos de Jogos Personalizados para Maximizar o Engajamento de Empreendedores, Jogadores e Disruptores no Sistema CodePlay. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2020.

HAYDAR, Gabriel I. G.; OLIVEIRA, David. B. F. Uso de Elementos de Jogos Personalizados para Maximizar o Engajamento de Espíritos Livres, Filantropos e Socializadores no Sistema CodePlay. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2020.

AFONSO, Thiago C. A.; OLIVEIRA, David. B. F. Colaboração e Competição em Sistemas Educacionais Gamificados: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

OLIVEIRA, Joseph V. L; CARVALHO, Leandro S. G. Uma análise comportamental dos erros de estudantes de programação em um ambiente de correção automática de códigos. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

ALMEIDA, Lucas M.; OLIVEIRA, David. B. F. Estudo de Eficácia de Elementos de Jogos em Sistemas Educacionais Gamificados: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

SARAIVA, Gabriel A.; OLIVEIRA, Elaine H. T. Adaptação de Conteúdo em Ambientes de Correção Automática de Código. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

FONSECA, SamuelC.; OLIVEIRA, Elaine H. T. Adaptação de um método preditivo para inferir a zona de aprendizagem de alunos de programação. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

SOUZA, Andrey de O; OLIVEIRA, Elaine H. T. Estudo e aplicação de frameworks de avaliação e desenvolvimento de sistemas gamificados. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

OLIVEIRA, Joseph V. L; CARVALHO, Leandro S. G. Geração de ajuda personalizada para estudantes de programação em um ambiente de correção automática de códigos. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

ALVES, Arthur B; CARVALHO, Leandro S. G. Identificação comportamental do aprendizado em computação a partir de dados coletados em sistema de correção automática de código. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019.

SANTOS, Pedro H. C; CARVALHO, Leandro S. G. Predição automática de dificuldade de questões em ambientes de programação. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2019. (premiado como melhor trabalho em Ciências exatas no XXVIII CONIC)

BELÉM, Rúben J. S; OLIVEIRA, David. B. F. Uso de Perfis de Programação para Detecção do Nível de Dificuldade dos Alunos. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2017.

ATHAIDE, Bruno Q; OLIVEIRA, David. B. F. Uso de Perfis de Programação para Detecção de Plágio no Sistema CodeBench. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2017.

BELÉM, Rúben J. S; OLIVEIRA, David. B. F. Desenvolvimento de um ambiente de programação para o sistema CodeBench. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) – IComp/UFAM. Manaus/AM. 2016.

Funcionalidades do Sistema